quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mais um feriadão...

Hoje coisas boas aconteceram, recebi uma cartinha muito especial de Jessyele, lembram daquela garotinha adorável que vem dando a volta por cima na Aplasia de Medula? Imaginem uma receita médica feita exclusivamente para ela com o título de Clínica de Bonecas - Drª Jessyele Oliveira, com carimbo e tudo, linda.... só podia ser Lula o pai dela pra fazer esse dengo todo. Então, ela receitou doses de carinho, comprimidos de amor, cápsulas de paciência, entre outras coisas, agradeceu o amor compartilhado e declarou seu carinho, sempre fico impressionada com a inteligência desta garota, tão novinha e já sabe que a "sua enfermeira" precisa de muito amor, carinho e muiiiiita paciência.
O Amigão também me fez feliz mais uma vez, olha que chique, no seu post mais recente nos deu uma caneca cheia de selinhos, e classificou meu humilde blog da seguinte forma: " este sim é blog engajado e nobre e a Paola é uma criatura sensacional".

Obrigada Amigão, você é que é um Amigão...
Beijos pessoal e um bom feriado a todos.

terça-feira, 29 de abril de 2008

O Fantástico menino cego.


Você vai conhecer agora a história de um menino chamado Ben. Ele virou notícia porque venceu a deficiência de forma extraordinária. Com o apoio incansável da mãe, ele desenvolveu capacidades quase sobre-humanas.
E pra contar essa história de superação, o repórter Rodrigo Alvarez do Fantástico, esteve com Ben na cidade de Sacramento, na Califórnia.
Quem passa distraído por uma rua em um subúrbio da Califórnia tem a impressão de que Ben Underwood é um adolescente como os outros. Ele tem 16 anos, está sempre sorrindo e é brincalhão. Apaixonado pelo basquete e pra lá de abusado na bicicleta.
Quando a equipe de reportagem do Fantástico chegou, o adolescente estava longe de casa. A mãe teve que chamá-lo pelo celular, e ele veio de longe, esbaforido.
Em quase tudo, ele é como os amigos do bairro, não fosse por um importante detalhe: ele é cego. Aos 3 anos, apareceram manchas brancas nos olhos de Ben. Os médicos diagnosticaram câncer nas retinas e, mesmo depois de duas cirurgias, ele perdeu completamente a visão.
Fez experiências com a bengala, só que ficou tão perdido e desistiu. E, sem que ninguém lhe ensinasse, acabou desenvolvendo uma habilidade incomum: começou a estalar a língua e descobriu que era possível “enxergar” com os ouvidos. Criou uma espécie de radar, ou sonar. Ele se orienta pelo eco do som que produz.
Hoje, enquanto caminha, sabe exatamente onde estão os carros. Na bicicleta, ele aponta mostrando que tem uma árvore à direita. O repórter pede para ele parar perto de uma outra árvore, e Ben não se engana.
“Quando eu estava andando por aqui, antes, eu detectei a árvore. E agora sei exatamente onde ela está. Eu posso ouvir que tem uma árvore aqui”, diz o adolescente.
Mas como ele sabe diferenciar uma árvore de um carro?
“A árvore é muito menor, é mais fina. O carro é comprido. Mas saber o ambiente em que estou me ajuda muito. Se tivesse um carro no meio da floresta, talvez eu pensasse que era um animal ou qualquer outra coisa”, explica Ben.
Para mostrar a precisão da “tecnologia” de Ben, propusemos um desafio – e é claro que ele topou. Colocamos uma lata de lixo em um corredor barulhento, onde funciona um estúdio de música. E ele desviou da lata com uma manobra milimétrica.
Depois de vencer os obstáculos, dentro do estúdio, Ben encontrou um universo onde tudo toca a seu favor. Durante muitos anos, Ben usou o método instintivamente, sem saber que estava reproduzindo algo conhecido pela natureza. É o que a ciência define como eco-localização, comum entre os golfinhos e morcegos, mas extremamente raro entre os seres humanos.
Debaixo d’água, os golfinhos emitem sons que se propagam em ondas e, ao se encontrar com objetos, voltam a eles, na forma de eco. O lapso de tempo entre os sons emitidos e o eco permite ao golfinho determinar a distância que o separa do objeto. Algo parecido acontece com Ben.
A mãe acredita que o filho desenvolveu essa habilidade porque nunca disse a ele que estava cego. Desde pequeno, ele aprendeu a ver com os outros sentidos.
“Depois da segunda cirurgia ele acordou e disse: ‘Mãe, eu não posso ver, eu não posso ver’”, diz a mãe.
Ela conta que mostrou a Ben que ele podia usar as mãos, o nariz e os ouvidos para entender o mundo.
“Eu nunca deixei ele perceber que eu estava com medo e nunca chorei na frente dele. Eu nunca disse que ele era diferente dos outros, porque não existem diferenças”, continua a mãe.
Bom, se as diferenças existem, podem ser a favor de Ben. Com ouvidos super poderosos e mãos velozes, ele derrota qualquer adversário no videogame.
Ben venceu mais uma. Recentemente, o câncer reapareceu. Ben tem poucos cabelos porque voltou a fazer quimioterapia, mas continua sonhando com o futuro. “Quero ser inventor, ator, escritor e criador de jogos de videogame”, diz Ben.
Se ele se sente feliz? A resposta parece óbvia. Basta observar um pouco para entender algo que Ben já enxergou há muito tempo.


Assisti na rede Globo esta reportagem sobre Ben, o menino cego que emite sons e "enxerga" através deles uma história incrível de superação que emociona e nos faz refletir sobre o sentido da vida.

Um início de semana tumultuado...

Oi gente, acredite quem quiser, não é que Camila não foi pra casa!!! Pois é ainda não era o momento, ela quis ficar mais, fazer oque, pessoas que ela gosta, que a amam, todos receptivos, lágrimas de saudade rolaram com antecedência, etc, etc, etc, então.... ela resolveu ficar mais um pouco, que seja breve viu Mila... brincadeiras a parte, Camila teve febre, parece que mais uma infecção urinária, acabou ficando internada, mas não tem nada não vai passar...e da próxima vez seguraremos os sentimentos e ela irá com a consciência tranquila sem dó de nos deixar.

O pai de Luís Flávio teve alta do hospital, já se sente um pouco melhor, mas continua investigando a causa das dores de estômago. E nosso meninão está ótimo, liguei hoje pra saber.


Eu também fiquei dodói, parece ter sido algo viral, por isso do meu sumiço nestes dias, mas já melhorei, os vômitos e a dor de cabeça passaram, fiquei com medo da dengue e esperançosa por uma gravidez, mas enfim passou, não foi nem uma nem outra. Estou de volta a ativa.
beijos, Paola

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Um até breve pra Camila...

Como sempre dedico algum espaço pra falar de outras pessoas importantes pra mim, além de Luís Flávio, hoje resolvi dedicar esta postagem à Camila.
Mila, para os íntimos, já está com a gente no hospital há 5 meses, tem 14 anos, completados lá dentro, tem neuropatia, pouco contacta, mas tudo revela pelo seu olhar, seu sorriso, e pelos pedidos constantes de "gagau", "mainha", "tia".
Internou para redução de uma prótese que tem na coluna, que estava exteriorizando, muito emagrecida, passou pela cirurgia e pelo estado geral deprimido teve várias infecções, e enfim ficou "morando" com a gente este tempo e essa semana vai embora!!!!!!!! Graças a Deus...

Mas hoje me peguei pensando, quanta falta fará... Delane a mãe dela, tem um astral incrível, cativa, adoro ela, me dá uma energia muito boa, as vezes fica de mau humor, normal, imagine-se preso dentro de um hospital há quilômetros de distância da sua casa, onde deixou outros 2 filhos adolescentes, sem poder sair pra lugar nenhum pois sua filha é totalmente dependente de você....então, sem palavras, pois é...foi essa a vida dela nesses tempos.
Então o apartamento delas por "usucapião" é aonde me recupero às vezes, tenho muito isso, sou estranha, né... bom mas é lá, um dos lugares nesses últimos 5 meses, que retomo as boas energias pra continuar o trabalho. Sério mesmo, muitas vezes, já acordei Del, pedi pra ela levantar me dar um abraço, ou beijei muuuuuuuiiiiito Mila, alegando que precisava de carinho e energia de gente que gosta de mim, estranho??? Mas acontece, o ambiente é carregado, as pessoas estão estressadas e as vezes te dizem coisas que você tem vontade de sair correndo e nunca mais voltar, aí recorro aos braços daqueles que me amam e que eu amo de graça. Pronto passou...
Pois é minhas amigas vão voltar pra casa, tô feliz por elas e sei que mais amigos virão, e que estas ficarão pra sempre na memória e nos contatos... Viu Del, por que em Junho tô lá em Feira de Santana passeando na sua casa....
Um até breve pra Camila... mas não vale ficar com muitas saudades de mim e voltar pro hospital me ver. Como costumo dizer àqueles que saem de alta: te vejo no shopping...não volte aqui me ver...
Bjos, Paola

Tal Filho, tal pai...êpa o papel se inverteu...

Acreditem, essa semana o pai de Luís Flávio está do outro lado, quero dizer: Marcus tá internado. Quem sempre acompanhou o filhote no hospital, hoje está vivenciando outro papel, ele fez uma cirugia de hérnia há alguns dias e começou a sentir fortes dores abdominais esta semana, está sendo investigado o motivo, mas ele tá melhor hoje, já caminhou, se alimentou, etc, mas Luís anda tristinho, afinal a mãe está acompanhando Marcus e ele longe dos pais por estes dias, mas logo tudo voltará ao normal, se Deus quiser.
Ah, pra não esquecer de contar, no início da semana Luís não fez a biópsia, como postei anteriormente, por problemas burocráticos com o convênio.

domingo, 20 de abril de 2008

Boa companhia no trabalho...

Essa semana tive um companheiro maravilhoso durante meu trabalho, Luís Flávio internou na terça pra fazer uma biópsia de medula e coletar material pro transplante autólogo, caso seja necessário, porém estava resfriado, teve febre e diarréia, logo o anestesista achou melhor aguardar a melhora do quadro, ele voltou do Centro cirúrgico comeu, brincou, pode rever os amigos, fazer novos, e de quebra ficou em observação uns 3 dias, mas sempre muito bem, me acompanhou pelos corredores, fomos ao Raio X juntos, me deu chocolate na boca, enfim me mimou bastante...foi muito bom tê-lo comigo´novamente por uns dias, apesar do ambiente, mas com ele bem vale a pena comemorar... no fim da semana foi pra casa e na próxima terça retorna pra fazer a biópsia e dar um passeio, rever amigos....aquelas coisinhas de sempre...

sábado, 12 de abril de 2008

Tudo acaba mas o amor persiste...

"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...E ter paciência para que a vida faça o resto"...
Na última postagem a querida vovó Rô postou um comentário lindo onde dizia que eu amava demais... fiquei muito emocionada com as palavras carinhosas dela, e fiquei pensando neste "amar demais", realmente me apego muito e amo sem pedir nada em troca, isso me fez lembrar de Fernandinha, já postei antes uma foto dela, fofa, aborrescente de 11 anos teve Leucemia, ficou comigo 1 ano, me chamava de Claudinha Leite, me apeguei muito a ela e a sua mãe que no meio da luta ficou grávida, Nanda fez Quimioterapia, todo o tratamento que Luís já fez, mas pra ela parece ter sido muito mais difícil, talvez pela idade, imaginem nossa luta pra preparar uma menina de 11 anos pra perda de cabelos...quando começou a cair ela mal saía do apartamento, lembro que levei um boné pra ela rosa da Rebelde, passava a novela na época e ela era muito fã, para entretê-la e divertí-la colava sempre adesivos nos curativos dela, então depois do banho ela já esperava minha entrada: mascarada, de avental, luvas, com uma cartela de adesivos diferente pra ela escolher qual queria naquele dia, lembro também que dos curativos que eu trocava ela tirava os adesivos e colava na mesa de cabeceira, que aos poucos foi ficando toda colorida, essa história é comprida e tem final triste, ainda me emociono quando lembro dela, de Gilda sua mãe, da irmã, que não foi compatível pra doação de medula, Nanda tinha chances, mas não resistiu, crianças com leucemia são muito propensas a infecção e foi assim que ela se foi... foi a segunda criança que perdi...chorei muito trancada no banheiro do hospital, a tarde uma colega cobriu meu setor e eu fui me despedir, meu marido foi comigo, o cemitério fica em frente ao hospital, então sinto que ela ainda tá ali, muitas vezes em plantões noturnos quando tudo se acalma ,fico olhando pela janela do hospital e conversando com ela... nunca mais vi Gilda, mas sempre me manda notícias por uma amiga dela, que leva fotos do irmãozinho de Fernanda que tinha dias quando ela se foi... a mãe ainda não se sente bem em voltar naquele ambiente onde tudo se passou, e eu confesso que quando entro no apto 512 ainda sinto o cheiro de Nanda...
Quando a vovó Rô falou de amor lembrei dessa passagem da minha vida, onde vivi e vi muito amor de formas tão diferentes, o amor da mãe pela filha, o da equipe pela criança, sua irmã e sua vó, a gravidez e a esperança de salvar a filha com a nova vida que viria, a decepção da irmã ao saber que não poderia doar medula pra Nanda, o meu amor intenso por alguém desconhecido que de uma hora pra outra me preencheu, amor este que gerou revolta no momento da despedida, nunca aceitarei perder uma criança, mas uma paciente, também especial, D. Célia uma vez me disse que pessoas boas voltam logo pro lado do PAI, acredito que Fernanda tenha sido uma provação na minha vida, algo intenso que eu tive que viver no início da minha profissão pra ganhar forças e continuar ajudando os outros, sei lá nada tem explicação, mas que o Moço lá de cima vai com minha cara isso eu sei, por que ele coloca muita gente boa no meu caminho... e eu só peço a ele a todo momento que entro no Hospital que me dê um bom plantão e muito amor pra doar.


"Perguntei a um sábio ,a diferença que havia
entre amor e amizade,ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas ,a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,na Amizade compreensão.
O Amor é plantado e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo ou uma grande paixão,ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração"

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Uma visitinha muito importante...

A maioria das pessoas não imagina o quanto é gratificante para os profissionais de saúde receber visitas de pacientes que tiveram alta, que já estão bem, retomaram suas atividades e voltam ao hospital para rever aqueles que acreditam tê-lo ajudado num momento difícil, que fizeram parte de suas vidas por um espaço de tempo, que fizeram companhia, que deram carinho, remédio e curativo...as vezes recebo ligações no posto de enfermagem de mães de crianças pra contar que está tudo bem, que fulano já tá indo na escola, que já tá andando, que vai fazer aniversário, que caiu da cama, que tá vomitando....AHHH Paola... me ajude quantas miligramas de tal remédio ele tava tomando... tá com febre.... oque eu faço....onde compro o remédio que acabou...olha Paola venha aqui na emergência pra ver como fulaninho cresceu...posso subir aí pra ele te ver...ou então receber uma mensagem de e-mail com palavras carinhosas de agradecimento... é muito bom e gratificante saber que em momentos tão difíceis conseguimos nos aproximar doando e ganhando amor....Essa semana foi repleta de surpresas como estas todas muito boas...já na terça, a visita inesperada de Dona Gleide, uma senhora MARAVILHOSA, que fez tratamento com a gente de quimioterapia, por uns meses, ficamos muito próximas pois ela se sentia muito carente e temerosa pelo tratamento, eu com minha "falação" acabei acalmando ela, pois é... tá curada, e sempre volta pra me dar um abraço...depois Luís Flávio teve lá ontem me surpreendeu já na minha chegada ANTES DAS 7 DA MATINA, dei de cara com meu bebezinho, foi fazer consulta pré-anestésica, preparo pra coleta do material da medula, tava como sempre muito alegre...depois subiu no setor de Pediatria aí sim foi a maior festa, na foto ele tá no colo de Socorro, enfermeira que trabalha comigo lá... Cocorro (como diz Luís Flávio), e hoje tive uma surpresa maior ainda recebi um telefonema de um paciente que pediu pra subir me ver, tenho muita facilidade em lembrar nomes, e quando ele disse que era o Luciano passou um filme na minha cabeça... fiquei tão radiante tanto que todo mundo ficou curioso pra saber com quem eu falava, esse rapaz é muito jovem e ficou muito tempo gravíssimo no hospital, teve complicações cirúrgicas, passou tempo na UTI, muita coisa deu errado, muita coisa atrasou, tudo foi complicado e difícil... mas a gente dava um jeitinho aqui e outro ali, sempre fico muito envolvida com os pacientes que estão sob minhas asas,mas quando é alguém tão jovem, com uma família tão maravilhosa, esposa dedicada, irmã gente boa... sempre me coloco no lugar...e penso o que seria deles se perdessem algúem assim com tanta oportunidade pela frente... poxa fiquei feliz mesmo e agradeci a Deus enquanto dava um abraço apertado naquele rapagão que apareceu na minha frente hoje, todo forte, corado, feliz, sorridente, ele que já esteve tão cabisbaixo...fiquei ainda mais satisfeita de ouví-lo por várias vezes me agradecer por tudo...que nada rapaz, pelo resto da minha vida profissional espero poder continuar dando meus jeitinhos e fazendo as vontades dos meus "filhotes", pois sei que não faço mal a ninguém...
Boa noite...que amanhã tem plantão...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Saiba mais sobre células tronco...

As únicas células-tronco capazes de originar todos os tecidos do corpo são as embrionárias que falamos no post anterior. Mas também existem células-tronco adultas (CTA), que podem dar origem a alguns tecidos, não a todos. As principais fontes dessas células são a medula óssea, o tecido adiposo, a polpa do dente e o cordão umbilical. Entre as CTA, as chamadas células mesenquimais conseguem formar tecidos importantes como músculo, cartilagem, osso e gordura. O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco hematopoéticas, aquelas que podem originar o sangue. Até aí nada de muito surpreendente: sangue de cordão dando origem a sangue adulto.
A novidade é o cordão umbilical

Recentemente confirmamos que o cordão umbilical, não o sangue, mas o CORDÃO mesmo, aquele tubo por onde passa o sangue é um grande repositório de células-tronco mesenquimais. Uma pesquisa realizada no laboratório do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que só 10% das amostras de sangue possuem essas células mesenquimais, mas TODOS OS CORDÕES estão repletos delas. E esses cordões são jogados no lixo!!!! É isso mesmo, o que se faz é guardar o sangue e descartar o cordão e a placenta. Essa descoberta muda tudo. A nova ordem agora é guardar os dois: o sangue e o cordão.
Possibilidades de uso
Se o cordão possui células-tronco com um potencial muito maior e diversificado para formar tecidos do que o sangue, guardá-lo para uso futuro pode ser muito promissor. A terapia celular com essas células-tronco ainda deve demorar para se transformar em tratamento, mas se as pesquisas derem resultados positivos é fácil imaginar inúmeros usos para as células-tronco mesenquimais derivadas do cordão umbilical. Entre eles, regeneração óssea no caso de uma fratura, regeneração de dente, de tecido muscular, cartilagem ou de outros tecidos e uso cosmético em cirurgia plástica.
Além disso, para os geneticistas, a possibilidade de derivar vários tecidos a partir das células-tronco de cordão umbilical abre inúmeras perspectivas para pesquisas sobre o funcionamento dos genes em pessoas portadoras de mutações responsáveis por doenças genéticas.
E então: guardar ou não guardar?
Se me perguntarem agora se eu guardaria o cordão de um filho meu, confesso que sim. É minha aposta no futuro, mas que depende, é claro, dos resultados das pesquisas atuais.
Bancos públicos ou privados?

Acredito que a criação de bancos públicos de sangue de cordão umbilical é algo necessário, mas questiono os benefícios de se congelar o sangue do cordão do próprio filho em um banco privado ou particular. Parece contraditório, não? Vamos lá, eu explico. No caso do banco privado ou particular, os pais pagam (e não é pouco) pela coleta e pelo congelamento do sangue do cordão para um possível uso futuro.
Quais são as possibilidades de uso? Há alguns anos já se sabe que o transplante do sangue do cordão umbilical pode representar a cura para leucemia e outras doenças hematológicas com maior eficiência até do que o transplante de medula óssea. O sangue do cordão é rico em células-tronco hematopoéticas, que têm o potencial de regenerar o sangue.
Mas a probabilidade de uma pessoa ter leucemia ou outra doença hematológica é tão pequena que não justifica pagar tão caro para guardar o sangue do cordão por tantos anos. Além disso, no caso de uma leucemia recomenda-se não usar o sangue do próprio cordão - um procedimento denominado autotransplante - porque aquela pessoa poderia ter uma predisposição maior para desenvolver um câncer de sangue. O ideal é utilizar células-tronco de um doador compatível (obtidas da medula óssea ou sangue do cordão umbilical) que pode ou não ser parente.
E mais ainda, no caso de uma leucemia, o sangue de um cordão só é suficiente para uma pessoa de até 50 quilos. Se o paciente pesar mais do que isso necessitará de mais do que um cordão. Em resumo, a não ser que já exista algum caso na família, a probabilidade de uma pessoa usar o sangue congelado do próprio cordão é muito pequena e quem se propõe a pagar por isso deve ser muito bem informado. mas só de pensar no sofrimento que presencio diariamente, congelo sim , e tendo condições pago mesmo...
A importância de centros nacionais públicos

Nos bancos públicos, os pais doam o cordão de seu bebê. Esse cordão será processado e analisado para várias características como tipo sangüíneo, marcadores de histocompatibilidade (que determinam quem é compatível com quem no caso de um transplante), ou agentes infecciosos. As amostras selecionadas são congeladas (em tanques de nitrogênio a -180º C) e catalogadas em um banco de dados com todas as características relevantes. Esses bancos públicos de cordão funcionam como os bancos de sangue atuais: quando você precisa de uma transfusão, procura-se no estoque aquele que é compatível com você: tipo A, B, AB ou O.
No caso do sangue do cordão umbilical a combinação doador-receptor é mais complexa. Mas estima-se que se tivermos cerca de 12.000 amostras em um banco público, a chance de se encontrar uma compatível com cada um de nós é praticamente de 100%. Nessa situação, se alguém tivesse uma leucemia ou doença passível de tratamento com células-tronco do sangue do cordão, não teria de procurar desesperadamente um doador de medula óssea. Bastaria achar no banco público a amostra compatível com ela.
Como chegar à melhor decisão
A discussão é grande e merece atenção de toda a sociedade. Há ainda uma sugestão que pode agradar a gregos e troianos. Como o cordão - que tem em média 40 centímetros - é muito rico em células-tronco mesenquimais, pode-se dividi-lo em dois: congelar uma parte para um futuro uso próprio e doar a outra para um banco público. Dizem que o homem sábio não é nem o primeiro nem o último a mudar de idéia. Esse é o fascínio de ser cientista. Não existe uma única resposta, não existe uma única verdade.

Texto baseado em reportagem da Revista Veja 2008.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Esperança para muitos gera dúvidas entre brasileiros... Células tronco embrionárias...



Esse assunto tem sido muito debatido e comentado
entre as pessoas dos diversos meios,
deixando de ser apenas do interesse científico, a possibilidade de criação de células troncos através de embriões gera muita esperança, pois muitos países já realizam estudos encima de tais células e garantem que muitas doenças poderão ser solucionadas, mas afinal o que gera dúvida?


Leia os trechos de reportagens das Revistas Isto é e Veja

"O adiamento da decisão sobre a liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil retardará ainda mais o desenvolvimento no País de uma área da ciência que, no mundo, encontra-se em franca efervescência. Na quarta-feira 5, depois de dois votos favoráveis à liberação, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, anunciou a suspensão da sessão que votava o assunto após o ministro Carlos Alberto Direito pedir vistas do processo. Não há data definida para a continuidade do julgamento. O STF está julgando ação interposta pelo então procurador-geral da República Cláudio Fonteles contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança, aprovada em 2005. Por este artigo, são permitidos os estudos com células-tronco extraídas de embriões congelados há mais de três anos. O argumento do procurador foi o de que o uso de embriões feriria o princípio constitucional do direito à vida.
As células embrionárias são objeto de estudo porque podem se transformar em qualquer tecido do corpo. É isso que as diferencia das células-tronco adultas, extraídas de fontes como a medula óssea, mas menos versáteis. O que se quer é obter diversas células a partir das embrionárias e usá-las para repor as que se encontram lesadas. E muito se caminhou neste sentido. Nos Estados Unidos, até o meio do ano terá início o primeiro estudo em ser humano do mundo para testar um tratamento feito a partir de embrionárias. Cientistas da Universidade da Califórnia e da empresa Geron analisarão a eficácia de uma terapia para lesões medulares. Em testes prévios, as células obtidas com embrionárias ajudaram na recuperação de cobaias.
Há uma profusão de trabalhos. Em vários centros internacionais de pesquisa já foram criadas células de ossos e de músculos, entre outras, usando como matéria-prima as embrionárias. Enquanto o mundo experimenta progressos, o Brasil caminha a passos lentos. Até a decisão do STF, as pesquisas continuam liberadas. Mas são poucos os que investem nas embrionárias, por causa da falta de recursos e da indefinição quanto ao futuro dos estudos por aqui. “Não posso dar dedicação total porque não sei o que acontecerá”, explica Steven Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O pesquisador é um dos que chegaram a estágio mais avançado de estudo. Ele foi o primeiro a criar neurônios a partir de embrionárias importadas dos EUA.
Esta necessidade de importação, aliás, é uma mostra de quanto o Brasil ainda engatinha no campo das embrionárias. Por aqui, ainda não se criou sequer o conhecimento suficiente para extrair as embrionárias. É por isso que boa parte dos poucos e obstinados cientistas que trabalham na área buscam desenvolver essa tecnologia. É o caso da geneticista Lygia Pereira, da Universidade de São Paulo. Além de investigar os métodos para retirar as células, ela trabalha para criar linhagens – uma população uniforme de células com características definidas. “Esse conhecimento é a base para termos autonomia nas pesquisas”, afirma ela, confiante em uma decisão favorável do STF.
Na Universidade Federal de Goiás, a cientista Lidia Guillo trabalha em direção semelhante. Ela estuda opções de suporte para o cultivo de linhagens de embrionárias em laboratório. Para isso, dispõe de embriões doados. “Porém, por causa das incertezas, suspendi os estudos temporariamente”, diz. No Centro de Pesquisa em Reprodução Humana Roger Abdelmassih, de São Paulo, a pesquisadora Irina Kerkis também aguarda o fim do julgamento para estudar a produção de óvulos e espermatozóides a partir de embrionárias. Como se vê, vontade de avançar não falta. Pena que a ciência brasileira tenha que amargar mais essa espera"
(Isto é 12/03/2008)
O Supremo Tribunal Brasileiro está com dificuldades para tomar esta decisão, afinal liberar as pesquisas com células tronco embrionárias é uma questão ética muito complicada, afinal quando realmente começa a vida???



No site da Revista Veja um seminarista tirou suas dúvidas com uma cientista vamos ver um resumo de ambas as opiniões:


Alexandro, seminarista e estudante do curso de Filosofia relata que a Igreja é contra as pesquisas com células-tronco embrionárias por entender que a vida começa na fecundação, independentemente de estar ou não dentro do útero. Também argumenta que se as pesquisas forem aprovadas poderá haver comercialização de embriões. Essa é uma preocupação também dos cientistas, mas que está contemplada na Lei de Biossegurança, aprovada em 2005, que proíbe essa prática, isto é, a comercialização de embriões. Aliás, usando-se essa mesma linha de raciocínio, dever-se-ia proibir também os transplantes de órgãos, pelo mesmo motivo. Por isso, as pesquisas têm de ser aprovadas por comitês de ética responsáveis por zelar para que não ocorram desvios. A vida começa a existir no momento da fecundação, mesmo que o sistema nervoso ainda não esteja formado. Para ele os cientistas costumam falar sobre os embriões que nunca serão colocados em útero e permanecerão congelados para sempre. Esses poderiam servir à ciência. Mas se esse experimento fosse feito com um de nós, talvez hoje não existiríamos. Quando se escolhe um embrião para servir à uma pesquisa não se acaba -- querendo ou não -- interrompendo uma vida, mesmo que esta não tenha o sistema nervoso formado?


A Geneticista Mayana Zatz explica: A impressão que se tem, é que todos os embriões congelados são viáveis. Isso não é verdade. A fecundação é a condição necessária, mas não suficiente para gerar uma vida. É importante lembrar que quem procura as clínicas de reprodução assistida são casais que na sua grande maioria não conseguiram reproduzir naturalmente. Ou seja, em muitos casos, apesar da união entre o espermatozóide e o óvulo, não houve formação de vida. De acordo com o doutor Paulo Perin, um especialista em fecundação assistida, estima-se que somente 2% dos embriões que estão congelados há mais de 3 anos, nas clínicas de reprodução do Brasil, são viáveis. De fato, uma pesquisa publicada recentemente pela doutora Nilka Donadio, outra médica especialista em reprodução assistida, revelou que nenhum dentre quase 200 embriões de má qualidade que haviam sido criopreservados geraram uma vida quando descongelados e implantados em útero. Na minha opinião não estamos falando de uma vida interrompida, mas sim de uma vida com potencial muito pequeno (que é de apenas 2% no caso dos embriões congelados há mais de três anos), de uma vida que não começou e sem nenhuma chance de ser iniciada.


Assunto complicado né gente?? Mas lendo a entrevista da geneticista achei interessante a seguinte citação, que nos ajudará a refletir e nos posicionarmos.


"Raquel, uma mulher muito pobre, estava passando fome junto com seus filhos quando uma pessoa piedosa lhe deu uma galinha. Mas como ela era muito religiosa, precisava da permissão do rabino antes de matá-la para alimentar seus filhos, já que a galinha não havia sido criada de acordo com os rituais judaicos. Raquel vai então com seus filhos à casa do rabino, chama a sua esposa Sara, e lhe diz: "Por favor, leve essa ave e pergunte ao seu marido se posso usá-la para alimentar meus filhos obedecendo os preceitos judaicos". O rabino olha então para a galinha, e olha para os livros. Olha para a galinha e olha para os livros. Olha para a galinha e olha para os livros. E depois de muito estudo conclui: "Não, isso seria contra a religião judaica". Sara, sua esposa, depois de ouvi-lo vai imediatamente ao encontro da pobre mulher e lhe diz: "Sim, Raquel, você pode alimentar seus filhos com essa galinha". O Rabino, ouvindo isso pergunta perplexo a Sara: "Como você pode ir contra os princípios religiosos?" Muito simples, responde Sara. Você olhou para a galinha e para os livros. Eu olhei para a galinha e para a mulher com seus filhos".
"Vida interrompida é a de milhares de crianças e jovens que morrem com doenças degenerativas, para as quais ainda não existe tratamento é para eles que a ciência
está olhando"

Estamos sendo abençoados...


Estou vivendo um sonho...tantas pessoas boas ao meu redor, querendo ajudar e fazendo pensamento positivo para que tudo dê certo...

Aos novos amigos vou relembrar em que batalha estamos da nossa luta.

Luís fez tratamento quimioterápico por quase um ano, sabemos que este tipo de tratamento dificilmente combate a Leucemia Mielóide sozinho, então há a necessidade do transplante de medula óssea, uma pessoa da família dele tem maior chance de ser compatível, porém como vocês sabem Luís foi adotado, e nas diversas campanhas que fizemos a mãe biológica não apareceu,porém nosso bebezinho é abençoado por Deus e reagiu bem a quimioterapia e podemos dizer que a doença malvada está dormindo, logo, por esses dias ele está bem, vivendo uma rotina normal, porém sabemos que a qualquer momento tudo pode voltar a estaca zero, então nossa nova batalha será uma coleta de material da medula do próprio Luís, que será feita provavelmente nesta semana... vou tê-lo no hospital comigo em breve...este material será congelado num laboratório e se a "maledeta" voltar será tentado um transplante autólogo, ou seja com as próprias células da medula do Luís...que pode dar certo, mas o ideal seria que o material fosse de uma outra pessoa sadia que tivesse compatibilidade com ele.

Bom já deu pra entender né??Nossos novos amigos podem entrar na corrente para nos ajudar e com certeza ajudar muitas outras pessoas que estão na mesma situação se cadastrando no banco nacional de medula óssea, é só procurar um Hemocentro na cidade de vocês e declarar que deseja ser doador de medula óssea, uma pequena amostra de sangue será coletada e ficará armazenado no banco seu tipo de medula, se em qualquer lugar do país houver alguém compatível você será contactado para fazer a doação se quiser. E nos ajudem também divulgando esta causa... pois além de Luís inúmeras pessoas precisam da nossa colaboração.

Obrigada gente...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Só podia ser a Cris...


Ganhamos uma homenagem muito especial da amiga Cris... O texto abaixo tá no blog dela o Tô doida...

"O Prêmio "Yin-Yang é descrito por ela da seguinte forma:

"A idéia do Prêmio Yin Yang teve como princípio analisar os blogs que possuem as duas forças Yin Yang.

Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação.

Essas forças são:Yin: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio

Yang: o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso, quente.

Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.

Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenomênico.

Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios.

Assim, referir-se a Yin como negativo apenas indica que ele é negativo quando comparado com Yang, que será positivo.

Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico.

(Preto) e (branco) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.

A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional.

Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang.

O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin".

Fonte: Wikipédia

No blog Cris refere ter indicado o prêmio à mulheres que carregam a força dentro de si, e que são homens e mulheres ao mesmo tempo, são tempestade e calmaria, sabem usar o lado suave e o lado forte quando necessário, acho que este selo se encaixa perfeitamente.

Quanta emoção em receber este prêmio... você nem imagina Cris...Obrigada

Ganhamos um AMIGÃO!!!!!

Percorrendo a net encontrei o blog do Amigão, com seus textos muito interessantes esse rapaz nos faz, rir, chorar e acima de tudo refletir...
Deixei um post para ele e veja só que bela resposta ganhei:

Flavinho é um garoto de dois anos de idade
É uma criança linda

Tem seus sonhos de balão de gás
E nos seus sonhos a vida sorri feliz.

Flavinho dorme falando e conta que sonhou com os amiguinhos da escola.

E os balões de gás vão escapulindo da sua mão.
Não sabe que são perdas pois são coloridos.

E lá vai Flavinho caminhando pelos canteiros feliz como todo menino deve ser.

Ás vezes e muitas vezes sente dor, mas encontra alívio no sorriso dos seus pais,Flavinho vê os balões voando e sonha voar um dia.
Quer ser o que quando crescer?Bombeiro ou jardineiro?

Médico ou jogador de futebol?Talvez seja jogador de futebol pois nesta idade já não pode ver uma bola que quer logo chutar.

Ou então um médico, um médico famoso que vai descobrir a cura do câncer....
E a cada balão de gás que voa, Flavinho vai sonhando seus sonhos

Para os adultos cada balão é uma perda, mas para ele não, são sonhos,

Sonhos de criança,

Agora imagine que alguém aparece de repente e faça a doação da medula que ele tanto precisa.

Esse texto foi publicado no blog do amigão onde ele diz :


"Hoje o Amigão tira o chapéu para Paola, a enfermeira que se apaixonou pelo menino Luiz Flávio assim como eu também me apaixonei após ler a história deste menino incrível. Convido você a acompanhar esta história visitando o blog. Talvez a gente encontre uma maneira de ajudar o pequeno Luiz Flávio. Entre no blog e sonhe os sonhos do Luiz Flávio."
Obrigada AMIGÃO...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Amor é o caminho...


Hoje quando cheguei do plantão fui dar uma lida no material da minha monografia da pós graduação, não sei se já comentei antes, faço pós em Pediatria e Neonatologia, só podia ser né?? Então, folheando uns textos encontrei um livro muito importante pra mim, quando comprei estava na faculdade e na época muito se falava em Humanização, chama-se "O Amor é o caminho", a autora é Maria Júlia Paes da Silva, reli vários capítulos e comecei a lembrar de quando conheci Maria Júlia, foi numa palestra na faculdade, eu ainda não tinha experiência nenhuma, fiquei tão encantada com aquela enfermeira que sem medo de ser feliz dizia que seu maior sonho era humanizar os hospitais, eu ouvia atentamente suas histórias e desejava silenciosamente ser um pouco Maria Júlia...encantada com aquela mulher realizada ali na minha frente contando coisas tão simples que ela fazia no seu cotidiano que nos deixavam de boca aberta...hoje com mais maturidade reflito isso e penso por que será que algo que deveria ser natural, afinal somos todos humanos, é visto com tanta ênfase na área da saúde, como se fosse o BOOM...Poxa Humanizar o atendimento... qual será a dificuldade??? Penso que muitas pessoas ficam calejadas pelo trabalho tão árduo, conflituoso, ladeado pela morte, doença...que acabam se desligando e agindo mecânicamente... Mas todas as vezes que me vejo perto de perder a calma, paro e penso naquela Paola que um dia sonhou ser metade Maria Júlia... dou um sorriso e bola pra frente...não vou negar que as vezes penso em desistir da profissão...sabe naquela hora em que a gente pensa: poxa podia ter sido isso ou aquilo, ainda mais eu que sempre sonhei em ser advogada, acabei enfermeira por acaso... destino... por Deus mesmo... quando fiz minha inscrição pro vestibular só tinha 17 anos, não sabia se fazia mesmo Direito, preenchi a ficha toda só deixei o curso em branco, na fila do banco pra pagar a taxa com apenas 2 pessoas na minha frente assinalei Enfermagem, e ali tracei o meu futuro... e acho que seria muito infeliz se tivesse feito outra coisa. Depois que vim embora pra Bahia nunca mais tive a oportunidade de ouvir Maria Júlia, mas continuo acompanhando suas publicações e ainda quero um dia ter metade das histórias que ela tem pra contar...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Amores pra vida inteira...

Gente olha só que texto maravilhoso, li hoje a noite no blog da Lu do Norte e fiquei refletindo em todos os amores que tenho e claro naqueles que se encaixam perfeitamente nessa história. O maridão é claro é um deles, mas esse agarrei e não largo mais... e o outro também não é novidade pra ninguém é meu Luizinho, engraçado como ele entrou assim de mansinho na minha vida e tomou tanto espaço no meu coração... e é esse amor que rezo todos os dias para nunca perder...mas Deus é pai e a cura é Divina...

"Alguém aí já sentiu na pele um amor que começa sem paixão?

Quando a gente não conhece uma pessoa, e sim, a reconhece?

Quando acontece uma identificação imediata, uma afinidade sem explicações...

Alguém aí já viveu ou sentiu algo assim, com reciprocidade?

Você encontra alguém da forma mais inusitada possível e sente que aquela pessoa já faz parte da sua vida há muito tempo.

Mas como, se em tese, você mal a conhece?

Você ouve a voz dela e é como um bálsamo para seus ouvidos.

Você ouve a voz dele e não tem vontade de desligar.

Se ele demora para aparecer, você fica preocupada, aflita.

Se ela some, você a procura, sente falta, quer notícias.

Sentem um carinho sem medidas, um amor que pede a presença, mesmo que distante.

Estão conectados pela alma, de uma forma como nunca aconteceu antes.

Mas eles sabem que não vieram ao mundo para ficarem juntos.

Eles sabem que não podem, que não devem, que estão em épocas diferentes, separados pelo destino de forma talvez, proposital.

E mesmo tendo essa consciência ainda se amam, de verdade.

Alguém aí entende um amor que começa sem paixão?

A paixão cega, desnorteia, sufoca, oprime e quer posse.

Esse tipo de amor não quer e nem precisa de nada disso.

Ele tem paz, tem serenidade, tem desapego, tem saudade.

Você pensa em algo e ela já está escrevendo, exatamente o que você pensou.

Você pensa nela e ela te chama, no mesmo instante.

Poderiam ser irmãos, amigos ou amantes.

Poderiam, mas o destino não quis.

E neste caso não vale o livre-arbítrio.

Eles se reconheceram na distância e assim permanecerão.

Talvez em outra vida eles possam se encontrar de novo e transformar este amor.

Talvez eles possam até, quem sabe, viver esse amor?

Maravilhoso, né... Boa noite gente...
Andei meio atribulada por esses dias, mas hoje volto com novidades, Flavinho esteve dodói, mas se acalmem não foi nada grave, uma virose, mas já se recuperou e está indo pra escolinha.
Falei com Marcos hoje, o pai dele, me disse que Luís não chorou nenhum dia, se acostumou logo com os coleguinhas, nunca vi criança tão sociável... ah e andou até sonhando com as crianças da escola... Engraçado, essa é uma coisa que nunca comentei no blog, mas ele sonha bastante e fala dormindo ou acorda chamando, certa vez quando saiu do hospital pra casa, sonhou comigo, Léo disse que ele acordou chorando e chamando meu nome, foi tão estranho por que naquele dia tive um problema pessoal e estava arrasada, tive um aborto espontâneo, já tem um tempo... mas hoje quando Marcos me falou que ele tem sonhado com os amiguinhos da escola me lembrei desse fato... não tenho explicação pra essas coisas, mas que esta criança é especial, isso não tenho dúvidas...

Dia da mentira...

Pode até parecer lorota do Dia da mentira mas foi verdade, olha que bacana e interessante o selinho que ganhei da minha amiga Rô. Ela também ganhou esse selo, muito merecido por sinal, de uma menininha linda chamada Tine Araujo dona do Blog Eu eu mesma e Tine , e ele foi criado para homenagear as blogueiras que são lindas, corajosas, engraçadas, inteligentes e admiráveis. Que chique né?? E a Rô me encaixou nestes quesitos todos... Tô podendo.