quinta-feira, 18 de setembro de 2008

VÍTIMAS DA VIOLENCIA

Tanto tempo ausente pelas horas gastas trabalhando e de repente me torno vítima da violência que predomina nos grandes centros e além de ter meu dinheiro, o fruto das minhas noites em claro trabalhando, roubado, ainda fico impossibilitada de continuar na "lida" e com tempo suficiente para atualizar meu blog e me indignar com a falta de segurança pública atual.
Na última semana me tornei mais uma vítima de assaltantes, aliás nos grandes centros é muito difícil conhecer alguém que ainda não tenha sido vítima deste tipo de violência, se não foi com certeza conhece alguém que já tenha sido. Moro atualmente em Salvador e estava num caixa eletrônico de um bairro de classe média, onde geralmente há muito movimento, porém neste dia não teve uma alma viva que me livrasse de tal fato, eram 14h e alguns minutos, fiz o saque e eis que a criatura entra nada diz e nada ouve, tomou o dinheiro da minha mão esquerda e velozmente atingiu a palma da mão direita com um canivete, saiu, correu, pulou e sumiu no espaço (até achei que tinha sido abduzido)´e nada se alterou ao redor, afinal ninguém viu... achei até que tinha sonhado ou enlouquecido, pois só eu vi... porém restou o sangue que teimava em cair com tanta velocidade...e eu ali parada, olhando pra tela que ainda me perguntava: DESEJA REALIZAR OUTRA OPERAÇÃO? Sim, quem sabe? eu pensava, talvez uma colostomia (ainda não tinha tido coragem de olhar pra baixo, não sabia onde tinha sido o corte, achei que fosse na barriga). Quando olhei para a mão, a bolsa e o chão rubros quis gritar, chorar, mas não tive forças, então sai quase me arrastando, e eis que outra personagem, enfim, aparece, me socorre, me segura, seca o sangue, me dá socorro, depois me lembro de ter ficado fria, suado muito e nauseada... aí veio o médico, os pontos, o curativo, a dor, o ardor, meu marido preocupado, todos curiosos, porém vendo com normalidade: "- Tem acontecido, a violência tá demais.". Eu queria levantar da maca e gritar: - Sim, e vocês se conformam? A violência tá demais e a gente acha normal? Chega!!! Agora até lembrei da personagem da novela "Duas Caras" que gritou CHEGA... Mas foi assim que me senti, mais uma vítima e outras tantas virão...Não reagi, nada disse, se me pedisse minha bolsa entregaria, mas não... ele só quis me machucar, me deixar temporariamente inapta para o trabalho, e deixar no meu pensamento que ele podia ter me matado, se quisesse, mas não quis...pois afinal ninguém viu...mas se eu tivesse tido uma crise de fúria tomado o canivete das mãos dele e feito picadinho do ladrão de camisa vermelha, certamente estaria vendo o sol nascer quadrado...mas ele... parecia ser até menor...um menor que já sai de casa com um canivete, que intenções tem, o que tem a perder, que educação recebeu, se recebeu? Já se passou quase uma semana, ainda dói, dependo dos outros até pra pentear os cabelos, a cicatrização está boa, mas ainda restam muitos curativos, antibióticos, anti-tetânicas, anti-retrovirais, atestados, avaliações com médico do trabalho e indignação para o povo brasileiro enfrentar.
Mas as eleições estão chegando, nossa chance de resposta, espero....

Um comentário:

Cristiane A. Fetter disse...

Tudo tem um lado positivo, você está bem e nada mais sério aconteceu.
Este é um dos grandes motivos por estarmos morando aqui em New Jersey, além de termos sido convidados a vir trabalhar aqui a segurança é muito grande e a tranquilidade também.
Espero que você já esteja melhor, mas esta cicatriz na sua alma vai sempre ficar.
Fica bem.
Beijocas