terça-feira, 14 de abril de 2009

CAPS... Do que se trata...


O QUE É UM CAPS?

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. È um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Os CAPS visam:

• Prestar atendimento em regime de atenção diária.

• Gerenciar os projetos terapêuticos, oferecendo o cuidado clínico eficiente e personalizado.

• Promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas. Os CAPS também têm a responsabilidade de organizar a rede de serviços de saúde mental de seu território;

• Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família), PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);

• Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área;

• Coordenar junto com o gestor local as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território.

• Manter atualizada a listagem dos pacientes de sua região que utilizam medicamentos para a saúde mental.

Um comentário:

Dulce Miller disse...

Oi Paola, que bom ter notícias suas e saber que está tudo bem com você e Luís!

O meu blog mudou de endereço, mas eu continuo a mesma, viu? rsrsrsrs
Dá uma olhada no link do Norte aqui na sua página!
Estou nos seguintes endereços:

A moça do sonho

Norte

Um beijão pra você!